Skip to content

Como Ferramentas de Assessment podem Diminuir o Turnover da sua Organização

Você sabia que hoje o Brasil é campeão em turnover no mundo?

Para quem ainda não sabe, turnover vem do termo em inglês – virada, renovação, reversão. Este termo serve para designar a rotatividade dos colaboradores dentro de uma organização. São as entradas e saídas de funcionários em um determinado período.

A empresa que possui um índice de turnover muito elevado enfraquece a sua cultura. Além disso, aumenta significativamente os seus custos e perde seus talentos para o mercado.

As maiores causas do turnover são:

  • Falta de processos bem definidos;
  • Processos de onboarding não organizados;
  • Clima organizacional ruim;
  • Cultura organizacional enfraquecida;
  • Baixo desempenho dos colaboradores;
  • Liderança pouco preparada.

As diversas ferramentas de assessment que o mercado nos oferece podem dar apoio a organização para diminuir o turnover da sua organização. Em outras palavras, podem de fato dar apoio para diminuir a rotatividade dos seus colaboradores.

Vamos entender cada um dos fatores que aumentam o turnover . E qual ferramenta você pode utilizar para melhorar a retenção dos funcionários.

Processo de Onboarding

A tradução do termo onboarding é “embarcando”. Trata-se do processo de integrar o novo colaborador à equipe, cultura e forma de operação. E tem como objetivo assegurar a adaptação e retenção dos profissionais.

O Processo de onboarding inicia-se na abordagem do profissional para a entrevista. E se estende até os três primeiros meses dele dentro da organização.

Quando este processo não é bem feito, o profissional que entra na empresa não se sente acolhido. Ou muitas vezes pode até se sentir enganado com algo que foi dito e não foi cumprido.

Pesquisam apontam que 86% dos colaboradores decidem se vão permanecer na empresa nos seis primeiros meses.

Temos no mercado ferramentas de assessment que ajudam a empresa a identificar onde podem estar as falhas no processo. E assim com os resultados apontados, rapidamente entrar com uma ação corretiva. Isso, certamente, irá minimizar a saída de colaboradores.

Processos seletivos

A falta de um processo seletivo bem desenhado e assertivo é o que causa um alto número de rotatividade dentro da empresa. É muito importante desenhar as etapas do processo, escolher as ferramentas de avaliação que se encaixam melhor para cada cargo. Definir as regras e os procedimentos deste processo. Se o turnover estiver alto, há grandes chances da contratação estar errada.

Ter um processo seletivo assertivo, com ferramentas de assessment alinhadas à cada cargo (operacional, tático e estratégico) vai colaborar para que a seleção de candidatos esteja mais aderente ao perfil da vaga.

Perfil de cargo

Desenhar de forma detalhada o que se deseja para aquela função. Competências técnicas, competências comportamentais, atividades, escolaridade, cursos, experiência, entre outras especificações.

Alinhar esta descrição de cargo com o superior imediato e com o perfil das pessoas que irão se relacionar com ele no dia a dia é de estrema importância. Isso porque irá impactar diretamente na comunicação e relacionamento interpessoal da equipe.

De nada adianta procurar um profissional no mercado se não está claro para o selecionador o que se espera dele no dia a dia. E para isso também há inúmeros assessments que poderão apoiar o RH neste processo.

Pesquisas de clima

As pessoas buscam trabalhar em uma empresa com clima agradável, onde se sintam bem. Ferramentas de pesquisa de clima devem ser aplicadas, pelo menos, uma vez ao ano. Além disso, ações corretivas devem acontecer imediatamente após os resultados.

Muitas empresas oferecem altos salários e benefícios, mas ainda assim continuam perdendo seus colaboradores devido ao ambiente de trabalho tóxico.

Cultura organizacional

Se a cultura organizacional não estiver muito clara para todos, as chances de contratar alguém que não se encaixa com as regras e costumes daquela empresa são enormes.

Muitos colaboradores nem sabem qual é a cultura da empresa o qual trabalham ou desejam trabalhar. E não ter isso muito claro pode atrair pessoas erradas para os processos seletivos.

Planos de carreira

As gerações de hoje buscam crescimentos rápidos e nem sempre estão preocupadas com os benefícios. Mas sim galgar altos cargos dentro da empresa.

Como reter talentos se você vai manter eles por anos no mesmo lugar? A primeira empresa que oferecer a ele um plano de carreira ele vai correndo. Isso porque ele irá se sentir valorizado e enxergar um futuro dentro daquela organização.

Avaliação de desempenho

Estas avaliações nos ajudam a identificar o que é necessário desenvolver em cada profissional para que ele atenda às expectativas da empresa e assim gere mais resultados.

São ferramentas que podem ser aplicadas de forma semestral ou anual e precisam de um acompanhamento mais de perto.

A mais indicada é a avaliação 360 porque lhe dará uma visão mais ampla e mais assertiva quanto ao que é necessário desenvolver em cada colaborador.

Salário e benefícios

Sim, estes também são importantes pontos para retenção de talentos e diminuição de turnover. A empresa precisa oferecer um salário compatível com o mercado e benefícios atraentes para assim manter os colaboradores motivados e engajados.

Fazer uma pesquisa anual de cargos e salários é imprescindível para qualquer organização.

Entrevistas de desligamento

Se você não souber o motivo pelo qual seus colaboradores estão saindo da organização, seja por vontade própria ou decisão da empresa, você não saberá onde estão os problemas para poder agir.

Identificar a raiz do problema e tomar uma ação de forma rápida irá minimizar o índice de rotatividade da sua organização.

Então como as Ferramentas de Assessment podem Diminuir o Turnover?

Hoje possuímos ferramentas de assessment para quase todas os itens acima. Elas podem servir de apoio ao RH, subsidiar suas decisões e até mesmo se tornar mais estratégico na forma de atuar.

Se desejar entender como usar assessments em cada situação, entre em contato comigo. Terei prazer em auxiliá-lo. Juntos iremos tirar do Brasil o título de número um em turnover no mundo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre ferramentas de assessments e como elas podem diminuir o turnover da sua organização? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Este artigo foi originalmente publicado no site da Cloud Coaching 


Katia Miyazono – Sócia diretora da Acerto RH, Especialista em Assessment (DISC, Valores, Motivadores, Inteligência Emocional, Competências, Axiologia, Atributos, Talentos, Avaliação 360° e Profiler) Coaching e Idealizadora do grupo de estudos Café com Assessment.

Related Post

Como o Uso de Assessment pode Tornar seu RH Mais Estratégico

Hoje, muito se fala em se tornar um RH mais estratégico e menos operacional, mas fazer isso não é tão fácil quanto achamos. Existem diversos aspectos que podem impedir você,

Por que as empresas não sabem contratar e promover bons líderes?

Contratar ou escolher líderes, de fato, sempre foi uma das etapas mais difíceis nas organizações. Escolher alguém com pensamento estratégico, visão de futuro, organização, planejamento, focado em resultados, habilidade de

DISC e outros assessments no Processo de Coaching

A maioria dos profissionais de coaching utiliza algum tipo de assessment para avaliar o perfil do seu coachee. Isso como forma de trazer o autoconhecimento e assim ajudá-lo a entender

Dicas de como aumentar suas vendas com o DISC

Todos sabem que a metodologia DISC avalia nossos comportamentos observáveis, logo, o nosso estilo de comunicação, o idioma de cada ser humano. Pensando nisso, o DISC se torna uma ótima

Solicitação de Contato

Nos mande uma mensagem, e em breve retornaremos o contato.

Open chat
Fale com a gente