Skip to content

Desafios de cada perfil DISC no trabalho home office e isolamento social

Estamos passando por um momento de transformação! Transformação em todos os sentidos da vida. Na forma de se trabalhar, de se comunicar, nos relacionamentos, na liderança, nas vendas, exatamente tudo será diferente daqui para frente.

Como VOCÊ lida com estas mudanças e este novo formato de mundo?

Quando falamos em perfil comportamental sabemos que cada um tem suas dificuldades e seus medos interiores. Nada melhor do que momentos como estes para enfrentarmos nossos medos e trabalharmos as nossas dificuldades. Assim nos tornamos seres humanos melhores e profissionais mais completos.

Dificilmente encontraremos uma pessoa que nunca realizou algum tipo de avaliação comportamental e saiba o seu perfil. Caso você não saiba ainda, entre em contato comigo que vou colaborar com o seu autoconhecimento.

Neste artigo vou ajudar cada um dos perfis DISC a entender como lidar com suas dificuldades e seus medos em relação ao trabalho home office e isolamento social!!!!

DOMINÂNCIA

O dominante é uma característica comportamental de pessoas mais agitadas e que precisam de espaço e um ambiente para dominar e controlar. Quando não há este espaço, pode se sentir preso e entediado desenvolvendo uma ansiedade muito grande, o que pode vir a prejudicar seus relacionamentos interpessoais.

Sua comunicação costuma ser mais direta e objetiva. Com o aumento desta ansiedade pode desenvolver uma comunicação mais ríspida, deixando de ouvir o outro e não compartilhando as decisões, simplesmente informando o que já foi decidido.

DICA VALIOSA: Para passar por este momento de forma mais tranquila, é vê-lo como um desafio, já que é uma das suas principais motivações, superar este desafio e desenvolver novas habilidades e competências. Além disso, fazer uma atividade física para descarregar toda esta energia acumulada é super válido.

INFLUÊNCIA

Umas das grandes necessidades de quem tem a influência como fator mais alto é estar com pessoas, conversar e fazer conexões. Isso pode não estar acontecendo neste momento ou estar acontecendo em uma proporção bem menor do que a pessoa necessita. A dica para desenvolvimento é aproveitar para conversar com você mesma, buscar o autoconhecimento e se ouvir mais.

A dificuldade em estar sozinha e não ter as pessoas para compartilhar suas ideias e decisões podem trazer certa agitação interna e perda de foco. Tente fazer uma meditação, respirar fundo, conversar (rapidamente) com uma amiga no telefone nos intervalos para não se sentir tão sozinha e conseguir ser mais produtiva.

DICA VALIOSA: Enquanto estiver trabalhando desligue-se de qualquer meio que você possa ter contato com pessoas, pois a tendência é você perder totalmente o foco para se relacionar e isso vai atrapalhar o seu rendimento.

ESTABILIDADE

Quem possui a estabilidade como fator predominante em seu perfil precisa de direcionamento e ser guiado. E isso pode não estar acontecendo neste momento, o que pode deixá-lo desconfortável e inseguro principalmente para tomar decisões.

Toda a mudança que está por vir o incomoda, pois não é previsível e pode causar forte agitação mental, sempre buscando todas as alternativas possíveis de cenários para o futuro. Tudo isso faz com que ele perca o foco e atenção ao que realmente precisa ser feito agora.

DICA VALIOSA: Faça um esforço para pensar no momento e em como pode entregar o melhor de você AGORA. Não deixe de pensar no futuro, mas não se desespere com o que não consegue ver. Faça um planejamento, coloque no papel todas as possibilidades de caminhos que terão este futuro, isso lhe trará mais calma e segurança.

CONFORMIDADE OU CAUTELA

Provavelmente este é o comportamento das pessoas que estão lidando melhor com este momento, desde que, quando definido o trabalho home office, deixaram claro para ele as regras e os procedimentos a serem seguidos. Se isso ocorreu, ele tem grande facilidade para trabalhar sozinho e adora não ser interrompido nas suas atividades; conseguem organizar a sua agenda e segui-la, tem tranquilidade e silêncio para trabalhar (isso se não tiver filhos pequenos em casa, é claro).

Pensando em um cenário com filhos isso pode ser um problema, pois ele organiza a sua agenda para o dia seguinte, mas as crianças não o deixam fazer a reunião que estava agendada o que pode irritá-lo e descontar esta irritação nas pessoas mais próximas prejudicando seus relacionamentos pessoais.

DICA VALIOSA: Encare este momento com mais leveza, se cobre e cobre menos dos outros. As regras do jogo mudaram e você não poderá mudar isso agora. Se precisar fazer uma reunião importante, entregar um trabalho com qualidade e não pode ser interrompido, se tranque em um quarto, coloque fone de ouvidos e uma música que goste para conseguir se concentrar na tarefa e não deixar que o ambiente externo te atrapalhe.

Gosto sempre de lembrar que a pessoa é muito mais do que um perfil comportamental, ela pode já ter adquirido grande experiência com o trabalho home office, pode saber conviver somente com ela mesma, pode ter inteligência emocional suficientemente desenvolvida para lidar com este momento de incertezas, minha análise aqui é simplesmente olhando para o perfil comportamental e nada mais.

Espero que todos os perfis consigam aproveitar este momento para o autoconhecimento e autodesenvolvimento, pois isso levarão para sempre na vida e impactará diretamente seus relacionamentos e resultados.

Artigo originalmente publicado no site da Cloud Coaching  

Me siga no meu Instagram e acompanhe nossas lives sobre assessment e autoconhecimento.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do assessment.


Katia Miyazono – Sócia diretora da Acerto RH, Especialista em Assessment (DISC, Valores, Motivadores, Inteligência Emocional, Competências, Axiologia, Atributos, Talentos, Avaliação 360° e Profiler) Coaching e Idealizadora do grupo de estudos Café com Assessment.

Related Post

Orientação de carreira, qual assessment utilizar?

Acompanho muito de perto o mercado de assessment e o que mais vejo são profissionais usando ferramentas elaboradas em Excel ou um DISC para fazer uma orientação de carreira. ERRO grave! O DISC não mede

Qual a importância em desenvolver o autoconhecimento?

Cada dia mais recebemos uma enxurrada de informações sobre o tema autoconhecimento. São um monte de técnicas, vários profissionais, muitos “gurus” trazendo todas as soluções possíveis e imagináveis para que

Como utilizar o Assessment para Identificar e Reter Talentos

Assessment nada mais é do que uma forma de avaliação e aqui iremos abordar os assessments para avaliação de pessoas e talentos para entender como eles podem ajudar a identificar os talentos e

Como implantar o assessment em recrutamento e seleção.

A cada dia cresce mais o número de empresas comercializando ferramentas para avaliação de perfil. Todas fornecendo a melhor solução e o treinamento mais completo do mercado. Mas a verdade

Solicitação de Contato

Nos mande uma mensagem, e em breve retornaremos o contato.

Open chat
Fale com a gente