Skip to content

Dicas de como aumentar suas vendas com o DISC

Todos sabem que a metodologia DISC avalia nossos comportamentos observáveis, logo, o nosso estilo de comunicação, o idioma de cada ser humano. Pensando nisso, o DISC se torna uma ótima ferramenta para os vendedores criarem o rapport com os seus clientes.

Para quem não sabe, rapport nada mais é do que criar uma ligação de empatia com outra pessoa. Esta técnica permite estabelecer uma relação harmônica e gerar confiança no processo de comunicação. Desse modo, a pessoa fique mais aberta e receptiva durante a conversa, fazendo com que ela interaja, troque e receba informações com muito mais facilidade.

Vamos entender o que devemos observar em nosso cliente para tentar, de forma intuitiva, descobrir o seu perfil e rapidamente adaptar o nosso idioma ao dele e assim ter mais sucesso no fechamento da venda?

Observe:

  1. A postura: Braços cruzados, corpo inclinado para frente, corpo mais relaxado, olhar atento, inquieto, gesticula muito ou não.
  2. O ritmo e tom da voz: Fala mais rápido e não pensa muito no que está falando. Fala mais devagar e pausadamente. Fala alto ou baixo.
  3. O foco e concentração: Está atento ao que você está dizendo, prestando bastante atenção ou está distraído olhando para os lados e fazendo outras coisas.

Com base nos conceitos da teoria DISC, existem 4 estilos de comportamentos. Cada um deles com suas preferências de relacionamento e de comunicação. Abaixo seguem algumas características que você poderá observar em cada um dos perfis. Assim é possível mapear o seu cliente para criar o rapport e ter mais sucesso na venda:

Dominância:

Clientes com a dominância como fator predominante terão uma fisionomia mais tensa. Corpo inclinado para frente em forma de ataque e braços cruzados. Facilmente cortarão você no meio da sua fala. Eles são inquietos e falam rápido sem pensar muito, sendo diretos e objetivos.

Ao identificar este padrão de comportamento rapidamente você precisa focar a sua atenção. Seja então objetivo e profissional. Não fale demais, apenas o necessário e deixe a decisão na mão dele. Use muito as palavras: desafios, competitivo, resultados, crescimento, lucratividade, redução de custos. Estas palavras usadas dentro do contexto da venda e de forma objetiva irão atrair a sua atenção. Assim como o interesse em te ouvir e comprar a sua solução.

Influência:

Os clientes com a influência como fator predominante gostam de conexão e fazer amigos. Relacionamento e comunicação são coisas importantes para ele. Falam muito e às vezes em um tom mais alto e mais rápido. Não possuem foco e concentração. E se distraem a todo momento durante a conversa.

Se perceber que seu cliente tem este perfil, você precisa criar conexão com ele. Faça um quebra gelo, fale sobre como o ambiente é bonito, elogie algo nele (de forma discreta). Tente criar um elo entre vocês dois, encontre algo que possuem em comum para falar. Agora você precisa tomar muito cuidado, pois a tendência é ele sempre falar demais e não deixar com que você apresente sua solução. Portanto ouça ele, mas vá direcionando o assunto para onde você deseja.

Palavras que surgem efeito com este tipo de cliente, relacionamento, comunicação, aceitação, reconhecimento, mostre o quanto ela terá tudo isso ao adquirir a sua solução.

Estabilidade:

Este perfil demonstra mais calma e serenidade. Possui um tom de voz mais suave e mais manso, fala mais devagar e costuma estar com o corpo mais relaxado. É um perfil que pouco demonstra suas emoções e você nunca vai saber se está agradando ou não. E nem tente agradá-lo a todo o momento, pois é o tipo de pessoa que demora para confiar em alguém. Ele vai falar pouco e ouvir bastante o que você tem a dizer. Por isso tome cuidado com o tempo que você tem para falar e não fale demais.

Ao identificar este padrão de comportamento, não tente ser íntimo, mas sim profissional. Não fale rápido, dê tempo para ele pensar e processar tudo que você está falando. Não pressione ao fechamento, ele não gosta de pressão. Palavras importantes para incluir no contexto da venda: método, planejamento, previsibilidade, segurança, harmonia e relacionamentos.

Conformidade:

Este pode ser o perfil mais sério. Fala apenas aquilo que ele tem certeza, fica focado em você e observa cada gesto que você faz. Ele está atento aos detalhes e irá fazer perguntas técnicas e difíceis.

Ao lidar com este perfil esteja munido de muita informação. Se não souber a resposta é melhor dizer que não sabe e vai se informar do que tentar se virar nos trinta e falar besteira. Isso com certeza acabará com a sua venda. Ele não precisa gostar de você, ele precisa entender sobre o que está comprando em detalhes técnicos. Palavras importantes para serem usadas, qualidade, segurança, precisão, organização, prazo e processos.

Agora você já sabe como cada um gosta de se comunicar. Então, faça um teste, identifique o perfil de alguém próximo a você, pode ser um filho, marido, mãe, pai, amigo, etc. Assim que identificar adapte o seu estilo de comunicação para o estilo dele e tente vender a ele uma ideia, alguma coisa. Por exemplo: uma ida ao shopping, lavar a louça do almoço ou até mesmo fazer o almoço. E veja se o resultado não será muito melhor do que se você tivesse se comunicado com o seu idioma.

Se desejar entender um pouco mais e capacitar sua equipe comercial entre em contato conosco. Nossa formação de vendedores vai fazer com que eles identifiquem o seu estilo de comunicação e o estilo do seu cliente. Como criar o rapport e efetuar a venda de forma mais rápida e assertiva. E, desse modo, aumentar suas vendas.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aumentar suas vendas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.


Katia Miyazono – Sócia diretora da Acerto RH, Especialista em Assessment (DISC, Valores, Motivadores, Inteligência Emocional, Competências, Axiologia, Atributos, Talentos, Avaliação 360° e Profiler) Coaching e Idealizadora do grupo de estudos Café com Assessment.

Related Post

Como o Uso de Assessment pode Tornar seu RH Mais Estratégico

Hoje, muito se fala em se tornar um RH mais estratégico e menos operacional, mas fazer isso não é tão fácil quanto achamos. Existem diversos aspectos que podem impedir você,

Por que as empresas não sabem contratar e promover bons líderes?

Contratar ou escolher líderes, de fato, sempre foi uma das etapas mais difíceis nas organizações. Escolher alguém com pensamento estratégico, visão de futuro, organização, planejamento, focado em resultados, habilidade de

DISC e outros assessments no Processo de Coaching

A maioria dos profissionais de coaching utiliza algum tipo de assessment para avaliar o perfil do seu coachee. Isso como forma de trazer o autoconhecimento e assim ajudá-lo a entender

Como Ferramentas de Assessment podem Diminuir o Turnover da sua Organização

Você sabia que hoje o Brasil é campeão em turnover no mundo? Para quem ainda não sabe, turnover vem do termo em inglês – virada, renovação, reversão. Este termo serve para designar a rotatividade

Solicitação de Contato

Nos mande uma mensagem, e em breve retornaremos o contato.

Open chat
Fale com a gente