Skip to content

Orientação de carreira, qual assessment utilizar?

Acompanho muito de perto o mercado de assessment e o que mais vejo são profissionais usando ferramentas elaboradas em Excel ou um DISC para fazer uma orientação de carreira.

ERRO grave! O DISC não mede em qual carreira serei mais ou menos feliz, ele mede como vou atuar nesta carreira que eu escolhi. Um ótimo exemplo é o professor. Temos professores com os mais diversos estilos comportamentais, os mais falantes, os mais sérios, mais extrovertidos ou introvertidos, aqueles com mais ou menos paciência, mais calmos ou inquietos. Isso prova que perfil comportamental não é direcionador de carreira.

A reflexão que fica é que o valor/motivador de todos estes professores são os mesmos, mas cada um executa o seu trabalho da sua forma e, provavelmente, todos possuem bons resultados dentro do seu estilo comportamental.

Ok, mas existe uma ferramenta no mercado para eu descobrir qual carreira eu gosto mais? Sim, existem algumas e hoje vou falar sobre a teoria de valores/motivadores.

Mas afinal, o que são os Valores/Motivadores?

Nossas diversas experiências diárias nos conduzem às nossas crenças, as quais, estas crenças, nos permitem formarmos nossos valores, ou seja, aquilo que valorizamos ou não.

Valorizar ou não algo ou alguma coisa culmina na visão que desenvolvemos em relação a cada pessoa, situação e oportunidade, o que influencia, diretamente, em nossa atitude.

O psicólogo, professor, filósofo alemão e Ph.D em Filosofia Eduard Spranger escreveu em 1914 Formas de Vida. Neste estudo ele detalhou sobre os tipos de valores motivacionais de cada pessoa, sendo, cada uma, com suas características especificas em relação às atividades, atitudes e valores.

Após anos de estudo esta teoria foi alterada e hoje temos 7 fatores motivacionais, conforme mencionado e detalhado abaixo:

Valor Estético

As pessoas que possuem este valor como paixão tendem a apreciar o belo que se encontra ao seu redor e permite que este o influencie. Procura evitar situações que causem conflito ou desarmonia.

Prováveis carreiras: Artistas de diversas áreas, criação de marketing, paisagismo, arquitetura e web design.

Valor Teórico

O Alto Teórico tende a dedicar-se a novas descobertas, compreender o que ocorre ao seu redor e assim sistematizar a verdade. Suas teorias não são baseadas na fé ou na subjetividade, mas apoia-se no princípio da razão, verdade, pesquisa e saber. Aprecia a busca pelo conhecimento. Investiga para entender algo, assim como para realizar descobertas.

Prováveis carreiras: Professores, carreiras técnicas, cientistas, pesquisadores e programadores.

Valor Econômico

Uma pessoa com este valor alto dá mais valor para dinheiro, resultados práticos e retorno sobre investimento. É realmente interessada no que é útil. Sua paixão é utilizar recursos para atingir resultados, aplicando-os de forma criativa e obter um retorno mensurável em todos os seus investimentos. Está sempre comparando a utilidade de um objetivo com o seu custo.

Prováveis carreiras: Empreendedor, vendedor, comprador, gestor e investidor.

Valor Individualista

A pessoa individualista busca ser única e independente. Gosta do destaque e expressar a sua singularidade por onde passa. Preocupada em controlar seu próprio destino e proteger sua própria atuação. Demonstra uma alta independência e projeta autoconfiança.

Prováveis carreiras: Aquelas em que ele possa ter autonomia para ser ele mesmo, áreas de inovação e que possam trazer reconhecimento.

Valor Político

Esta motivação refere-se ao desejo de ser líder e ter influência e controle sobre o ambiente ou o sucesso. Tendem a serem mais competitivos e buscam alcançar altos cargos dentro da organização em que trabalham.

Prováveis carreiras: Cargos de liderança, advocacia (analisar a área) e medicina (analisar a área).

Valor Altruísta

Esta motivação é uma expressão da necessidade de beneficiar os demais em um sentido humanitário. Há uma sinceridade genuína nesta dimensão para ajudar os outros, dedicando-lhes tempo, recursos e energia.

Prováveis carreiras: Área de treinamento de desenvolvimento, psicologia, assistente social e líderes servidores.

Valor Regulador

Estas são pessoas que costumam ser mais disciplinadas e seguem o protocolo de funcionamento padrão. Indica a tendência para estabelecer a ordem, rotina e estrutura. Trazem uma abordagem tradicional e segura, através de padrões e protocolos. Possuem tendência a verem as regras como uma chave para os resultados.

Prováveis carreiras: Alguma carreira religiosa, militares e trabalhar em empresas onde a cultura é bem definida e alinhada a suas crenças.

E então, se identificou com algum dos valores citados acima? Sua carreira está alinhada de fato a ele?

Saiba que você tem mais de um valor alto e eles se combinam entre si para que a orientação de carreira seja ainda mais assertiva.


Katia Miyazono – Sócia diretora da Acerto RH, Especialista em Assessment (DISC, Valores, Motivadores, Inteligência Emocional, Competências, Axiologia, Atributos, Talentos, Avaliação 360° e Profiler) Coaching e Idealizadora do grupo de estudos Café com Assessment.

Related Post

Qual a importância em desenvolver o autoconhecimento?

Cada dia mais recebemos uma enxurrada de informações sobre o tema autoconhecimento. São um monte de técnicas, vários profissionais, muitos “gurus” trazendo todas as soluções possíveis e imagináveis para que

Como utilizar o Assessment para Identificar e Reter Talentos

Assessment nada mais é do que uma forma de avaliação e aqui iremos abordar os assessments para avaliação de pessoas e talentos para entender como eles podem ajudar a identificar os talentos e

Desafios de cada perfil DISC no trabalho home office e isolamento social

Estamos passando por um momento de transformação! Transformação em todos os sentidos da vida. Na forma de se trabalhar, de se comunicar, nos relacionamentos, na liderança, nas vendas, exatamente tudo

Como implantar o assessment em recrutamento e seleção.

A cada dia cresce mais o número de empresas comercializando ferramentas para avaliação de perfil. Todas fornecendo a melhor solução e o treinamento mais completo do mercado. Mas a verdade

Solicitação de Contato

Nos mande uma mensagem, e em breve retornaremos o contato.

Open chat
Fale com a gente