Skip to content

Qual a importância em desenvolver o autoconhecimento?

Cada dia mais recebemos uma enxurrada de informações sobre o tema autoconhecimento. São um monte de técnicas, vários profissionais, muitos “gurus” trazendo todas as soluções possíveis e imagináveis para que possamos desenvolver o autoconhecimento. E, desse modo, solucionar todos os problemas da nossa vida, carreira, propósito, relacionamento, comunicação, como se fosse a coisa mais fácil e simples do mundo. Sinto muito em dizer que todos estão enganados!!!

O processo de autoconhecimento é longo e deve partir da própria pessoa, pois muitas vezes é um processo doloroso que nem todos estão dispostos e, o mais importante, prontos a enfrentar. Este processo consiste em um olhar profundo para dentro de si mesmo onde iremos nos deparar com medos, crenças, sabotadores, máscaras, além de descobrir um ser humano novo, até o momento desconhecido, que teremos que aprender a lidar com este novo ser.

Acredito que deu para entender o porquê mencionei de ser um processo difícil, longo e muitas vezes doloroso. Está bom Katia, eu entendi, mas mesmo assim estou disposto a enfrentar todos estes monstros dentro de mim para me tornar um ser humano melhor, ter mais resultados e evoluir como pessoa, então por onde eu começo?

Vou dar algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento:

1. Terapia

A terapia é uma etapa importantíssima no processo de autoconhecimento para avaliarmos acontecimentos no nosso passado, que formaram a nossa personalidade, e junto formaram nossos traumas, medos e crenças, para conseguirmos entender de onde tudo isso vem e encontrar a raiz do problema.

2. Meditação

Para muitas pessoas a meditação é a forma mais difícil para buscar e desenvolver o autoconhecimento devido ao foco e concentração que se fazem necessários, mas enquanto não aprendermos a parar de olhar para o mundo e começarmos a olhar e sentir nós mesmos o autoconhecimento não vai acontecer.

3. Assessment

O mercado oferece muitas ferramentas de avaliação de perfil, potencial e talentos que colaboram para trazer a nível de consciência muitas informações de quem você realmente é, onde você está e para onde pretende ir, quais seus valores, suas motivações, seu nível de inteligência emocional, sua forma de aprendizado, seu estilo de comunicação e muitas outras informações relevantes para conduzir todo o processo de autoconhecimento. Porém, se você não buscar um profissional capacitado nestas ferramentas, que realmente saiba INTERPRETAR os resultados, nada vai adiantarOBS: DISC não é uma ferramenta que trará um processo profundo de autoconhecimento; tome cuidado com o que o mercado fala.

4. Coaching

Se você possui uma meta clara e bem definida, mas encontra muitas dificuldades, bloqueios e muitas vezes você mesmo se sabota para atingi-la, um BOM coach pode te guiar nesta jornada. Tome muito cuidado aqui com os “gurus” que dizem fazer mágica para resolver seus problemas, mágicas não existem, vivemos em um mundo real, com pessoas reais, que possuem limitações e se o profissional não for muito bom, pode atrapalhar o processo ao invés de ajudar.

5. Mentoria

Assim como o Coach, você deve procurar um profissional experiente, que possa te conduzir neste mergulho pessoal, que domine as ferramentas que você escolheu usar e que saiba realmente como utilizar na prática. Este será o seu mentor, que vai lhe ajudar a encontrar o seu caminho.

6. Leitura

Ler, sim isso mesmo, apenas ler. Pode ser o mais simples do que falamos até agora, mas existem obras fantásticas. E que, com certeza, farão você parar para refletir sobre você, sua vida, as pessoas e o mundo.

7. Desenvolvimento espiritual

Para mim, a mais importante de todas as dicas. Não importa a religião, crença ou doutrina que você segue, a evolução espiritual vai te ajudar a entender qual o seu papel neste mundo. Isso pode ser a peça-chave para desvendar todo o mistério que está por trás do processo do autoconhecimento.

Espero que estas dicas possam te ajudar a encontrar o EU interior, que está aí dentro de você escondidinho, esperando aflorar para entregar ao mundo o que tem de melhor e conseguir realizar todos os seus sonhos e metas, alinhadas a quem você é e não em quem os outros querem que você seja.

Desenvolver o autoconhecimento é um processo que não tem fim, iremos sempre descobrir algo novo sobre nós, pois somos seres mutáveis e em constante evolução. Por isso, não acredite que apenas um processo de coaching ou algumas ferramentas de autoconhecimento serão suficientes para você se tornar a melhor versão de si mesmo. Este será apenas o início de uma longa jornada.

Artigo, originalmente, publicado em https://www.cloudcoaching.com.br/qual-a-importancia-em-desenvolver-o-autoconhecimento/


Katia Miyazono – Sócia diretora da Acerto RH, Especialista em Assessment (DISC, Valores, Motivadores, Inteligência Emocional, Competências, Axiologia, Atributos, Talentos, Avaliação 360° e Profiler) Coaching e Idealizadora do grupo de estudos Café com Assessment.

Related Post

Orientação de carreira, qual assessment utilizar?

Acompanho muito de perto o mercado de assessment e o que mais vejo são profissionais usando ferramentas elaboradas em Excel ou um DISC para fazer uma orientação de carreira. ERRO grave! O DISC não mede

Como utilizar o Assessment para Identificar e Reter Talentos

Assessment nada mais é do que uma forma de avaliação e aqui iremos abordar os assessments para avaliação de pessoas e talentos para entender como eles podem ajudar a identificar os talentos e

Desafios de cada perfil DISC no trabalho home office e isolamento social

Estamos passando por um momento de transformação! Transformação em todos os sentidos da vida. Na forma de se trabalhar, de se comunicar, nos relacionamentos, na liderança, nas vendas, exatamente tudo

Como implantar o assessment em recrutamento e seleção.

A cada dia cresce mais o número de empresas comercializando ferramentas para avaliação de perfil. Todas fornecendo a melhor solução e o treinamento mais completo do mercado. Mas a verdade

Solicitação de Contato

Nos mande uma mensagem, e em breve retornaremos o contato.

Open chat
Fale com a gente